Caro leitor,
Aqui é o Prof. Filipe Iorio e hoje eu quero ter uma conversa séria e importante sobre a sua principal ferramenta, o seu cérebro.
Na verdade, o que eu vou te explicar agora impacta, não só sua leitura, mas a sua vida de um modo geral. Estou falando da sua produtividade, do seu sucesso profissional, de suas conquistas, da sua saúde, etc.
A lista é enorme.
Mas vamos por partes, eu quero começar falando sobre quantos aprendizados e conhecimentos que simplesmente você não aproveitou, porque o seu cérebro não estava treinado e preparado para o “modo leitor produtivo”.
Quantas leituras para o seu desenvolvimento pessoal, quantos novos conhecimento para aplicar sem seu trabalho ou em algum momento importante de sua vida, você não teve acesso, despediçou, por não ter treinado o seu cérebro para focar naquele momento.
Deixa eu te explicar isso em detalhes.
Algumas vezes na sua vida vida, você até tinha planejado fazer uma leitura importante, estudar algo novo, mas ai naquele momento, você disse:
Hoje eu estou muito cansado, mereço aproveitar a vida, depois eu leio.
Estou sem tempo para isso agora.
Hoje não estou em um bom dia, estou sem “cabeça” para ler e estudar.
Quantas vezes você agiu da forma que não gostaria, depois se arrependeu e ficou com aquele peso na consciência?
Eu quero que reflita sobre isso, qual o peso que está hoje em sua mente?
Você sente que a procrastinação aparece só de pensar em abrir um livro ou qualquer outro material para ler?
Se sente culpado por muitas pessoas conseguirem ler os livros que você gostaria (ou que estão em sua estante), mas não consegue?
Essas são algumas das perguntas, que eu chamo de “teste do cérebro leitor“.
Cérebro leitor, Filipe?
Sim, veja a imagem abaixo.
Essa imagem representa uma visão dos processos neurais que ocorrem no cérebro de um leitor. Ela faz parte dos estudos do neurociêncista francês, Stanislas Dehaele. Inclusive, um de seus livros, recebeu o prêmio de melhor livro científico do ano, segundo o Washington Post.
Essa representação, é somente uma parte do complexo processamento do cérebro quando geramos foco, lemos e memorizamos.
Mas, por enquanto, uma coisa importante que você precisa entender, é:
Um processo com cada etapa em seu momento correto.
Quando não utilizamos um processo para gerar foco, qualidade da leitura e memorização do conteúdo, o cérebro fica à deriva, tentando descobrir o que é importante, ou não, na leitura.
Em outras palavras:
A leitura começa muito antes de abrir a primeira página e termina muito tempo depois de fechar a última página.
Você já deve ter percebido…
Em algum momento que tentou fazer uma leitura, parecia que o cérebro estava indo em direção oposta, ou seja, não estava querendo ter o foco que você gostaria, não estava tendo a atenção necessária que você gostaria.
Você queria ler, mas seu cérebro não.
Meu objetivo agora, não é entrar na parte científica das áreas do cérebro, pois é algo que precisaríamos de horas (ou até dias) para explicar em detalhes.
A minha meta é dizer para você que o grande inimigo de quem não consegue ler e estudar da maneira que gostaria, é a falta de processo.
E essa falta de processo, impacta tudo na sua vida, desde a leitura de um simples livro, um estudo mais complexo e até mesmo em sua vida profissional.
Existe um conceito, que cada vez vem ganhando mais força, que é o lifelong learning. Em português, seria algo como “aprender por toda a vida“.
Mas na prática, sabe o que significa?
Que nos dias atuais (e futuros) as pessoas que conseguirem adquirir conhecimento de forma mais rápida e com mais qualidade, terão destaque.
Enquanto, quem ficar patinando em suas leituras e aprendizado, ficará para trás.
Parece um pouco duro, mas é a realidade que estamos vivendo.
Cada vez mais a tecnologia toma conta de postos de trabalho, sem falar da Inteligência Artificial, que cada vez mais, vem se desenvolvendo.
Já existem estudos sendo feitos, como o estudo da consultoria PwC, que mostra profissões que deixarão de existir até 2030, algumas delas são: Piloto de avião, assistente jurídico, corretor de seguro, analista de investimentos, dentre muitas outras.
Aqui entra então a importância do aprendizado contínuo por toda a vida.
Multiprofissões por toda a vida
Antigamente, uma pessoa terminava a escola, entrava na faculdade, se formava e procurava um bom emprego. Era comum que trabalhasse naquela carreira até sua aposentadoria.
Hoje, cada vez é mais comum, uma mesma pessoa ter várias profissões ao longo da vida.
Aqui voltamos sobre a importância de aprender coisas novas, estar aberto para leituras e aprendizados que irão fazer você crescer, tanto na vida pessoal, como na vida profissional.
Mas…
A boa notícia é que existe uma maneria extramemtne poderosa e eficiente para resolver isso, e você ter um processo claro e prático.
É muito mais somente técnicas para ler melhor, é algo mais poderoso.
Costumo dizer, que é um estilo de vida de aprendizagem contínua com qualidade.
Estou falando do domínio de um processo que, irá instalar novos conhecimentos em seu cérebro para você utilizar da maneira que quiser.
Ao final de cada leitura, de cada estudo, você se sentirá com dever cumprido, confiante, motivado e principalmente, no controle dos seus pensamentos, emoções e ações.
Aqueles pensamentos e emoções que faziam você procrastinar e não deixavam ler e estudar da maneira que gostaria?
Você estará preparado para, simplesmente, eliminar e tomar o controle do seu cérebro da melhor forma possível.
Está pronto para isso?
A boa notícia, é que o cérebro precisa de intensidade e constância.
Por isso, você vai precisar de apenas 15 minutos por dia.
Só 15 minutos, Filipe?
Sim, pois para o cérebro, a constância é muito importante.
Como dizia o saudoso Prof. Pier: “Estude pouco, mas estude todo dia”.
Assim, você irá condicionar seu cérebro para atingir o “modo leitor“.